Translate

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Federer a uma vitória do hepta e do retorno ao topo do mundo

O suíço Roger Federer está a uma vitória em Wimbledon de alcançar duas marcas expressivas, após derrotar o atual líder do ranking mundial, o sérvio Novak Djokovic, na manhã desta sexta (6).

Roger Federer jogará sua oitava final de Wimbledon
Caso vença a final do Grand Slam londrino, contra o britânico Andy Murray ou o francês Jo-Wilfried Tsonga (número 4 e 6 do mundo, respectivamente), o suíço, a exemplo do que fez Rafael Nadal em Roland Garros, conquistará seu sétimo título em Londres, igualando-se ao lendário Pete Sampras e tornando-se o maior vencedor deste torneio na Era Aberta.

Atualmente Federer tem seis taças enquanto que Sampras possuí sete. Em junho, Nadal estava igualado em seis com Bjorn Borg nas conquistas do Aberto francês antes de sua sétima conquista. 

Além de poder igualar-se na liderança das conquistas desse torneio, o título (que seria o 17º Grand Slam de sua carreira) também recolocará Roger Federer no topo da liderança do ranking mundial – posto que não ocupa desde junho de 2010. Caso retorne a liderança mundial, o suíço deixará Pete Sampras para trás em outro quesito, o de tenista que mais semanas ficou na liderança do ranking da ATP. Hoje o suíço tem 285 semanas acumuladas no topo da lista, contra 286 do norte americano.

Como se não bastasse todas essas motivações, Roger ainda luta para voltar a vencer uma das quatro principais competições do circuito, já que sua ultima conquista foi o Austrália Open de 2010.

A vitória desta sexta sobre Djokovic foi obtida em quatro sets, com parciais 6/3, 3/6, 6/4 e 6/3. Agora Federer fica no aguardo pelo resultado da partida entre Murray e Tsonga, que duelam ainda nesta sexta-feira, para saber quem deverá bater na final de domingo.


Serena x Radwanska

Serena aplicou 24 aces sobre Azarenka na semifinal
Depois de registrar incríveis 24 aces na semifinal vencida sobre Victoria Azarenka, por 6/4 e 7/6 – recorde em uma partida feminina de Wimbledon - Serena Willians decidirá o torneio londrino contra a polonesa Agnieszka  Radwanska, número 3 do mundo.

Caso vença a decisão de sábado, Radwanska assumirá o posto de líder mundial, superando a russa Maria Sharapova. Em caso de título de Serena, o primeiro lugar da lista ficará com Victoria Azarenka.




Guilherme Uchoa

Fotos: Matthias Hangst/ AELTC e Agência AP

Um comentário:

  1. Só uma correção, Sampras possui 7 títulos em Wimbledon e não 6!

    ResponderExcluir