O jogo acabou e o assunto mais comentado pelas redes de televisão, torcedores, jogadores e dirigentes foi o grave erro cometido pela arbitragem durante a partida.
Não, não estamos falando do campeonato brasileiro e o seu já conhecido fraco nível de arbitragem. Estamos falando da liga esportiva mais rentável e rica do mundo, a NFL, o futebol americano.
Jennings agarra a bola que garantiria a vitória do Packers |
As ‘zebras’ – como são chamados os juízes pelo uniforme listrado em branco e preto – estavam em greve, não aceitando os termos da renovação trabalhista da NFL.
A situação é similar ao que ocorreu na NBA, a liga norte americana de basquete, na temporada passada, quando o locaute dos jogadores atrasou o início da temporada.
A situação é similar ao que ocorreu na NBA, a liga norte americana de basquete, na temporada passada, quando o locaute dos jogadores atrasou o início da temporada.
O choque deve ter sido grande para esses homens, pois os erros foram se acumulando partida a partida.
A gota d’água veio na última segunda-feira (24), durante o Monday Night Futebol - horário nobre da televisão estadunidense geralmente reservado para uma das principais partidas da rodada.
A gota d’água veio na última segunda-feira (24), durante o Monday Night Futebol - horário nobre da televisão estadunidense geralmente reservado para uma das principais partidas da rodada.
Em campo estavam Seattle Seahawks e Green Bay Packers, sendo que os Packers liderava a partida por 12 a 7 com menos de 10 segundos para o encerramento. O quartebacker Russell Wilson, de Seattle, lançou a bola para a endzone com oito segundos no relógio, em uma última tentativa de marcar o touchdown da virada. Em meio ao bolo de jogadores de ambas as equipes que subiram para agarrar a bola oval, MD Jennings, de Green Bay, agarrou-a , impedindo os pontos.
Entretanto, Golden Tate, wide receiver do Seahawks, que já tinha cometido falta ao empurrar um adversário antes de pular, tocou na bola, e a arbitragem validou o touchdown.
A situação só piorou quando, mesmo revisando durante 10 minutos o vídeo do lance, os árbitros mantiveram a marcação inicial, dando a vitória para o Settle Seahawks por 14 a 12. A decisão deixou o técnico derrotado, Mike McCarthy, transtornado. "Não me façam uma pergunta sequer sobre os árbitros. Nunca vi nada parecido em toda a minha carreira", vociferou após a partida.
Árbitros 'reservas' não agradaram no início da temporada |
Greg Jennings, também do Green Bay, fez coro ao seu comandante. "Se você colocar o Golden Tate em um detector de mentiras e perguntar se foi ele ou o MD que pegou a bola, ele vai dizer que foi o MD. Foi muito claro", disse.
Não bastasse a incrível derrota sofrida, os jogadores do Packers, que já estavam rumando para os vestiários após a controversa decisão, ainda passaram pelo constrangimento de recolocar os capacetes e voltar a campo para cumprir a formalidade do "extra point", o chute entre as traves que confere mais um ponto ao time que marcou um TD.
Acerto com os árbitros principais
Quem gostou - e muito - da série de confusões vistas nas três primeiras rodadas da NFL, foram os árbitros 'titulares'. Após a enorme repercussão negativa envolvendo o grave erro de segunda, a liga aceitou as reivindicações do quadro principal de arbitragem e selou a renovação por oito anos.
Com o novo acordo a arbitragem passa a receber mais de 14 mil dólares por mês. Nada mal, apesar dos vencimentos de 2011 não estarem tão ruins – aproximadamente 12 mil dólares/ mês.
A 'zebras' principais já estiveram em campo na quinta-feira (27) para comandar a partida entre Cleveland Browns e Baltimore Ravens, vencida pelos Ravens por 23 a 16.
Pelo menos, ao final da história, a Liga atendeu ao apelo de Everaldo Marques, narrador dos canais ESPN e ESPN Brasil, que encerrou a transmissão do fatídico jogo de segunda-feira com o apelo. "Paguem as zebras, pelo amor de Deus!".
Confira o lance polêmico do jogo entre Packers e Seahakws:
Guilherme Uchoa
Fotos: Getty images e AP