Translate

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Magnano convoca seleção com todas as estrelas da NBA

O técnico da seleção brasileira masculina de basquete, o argentino Rúben Magnano, convocou na manhã desta quinta-feira (17), 13 atletas que ficarão encarregados de representar o país no retorno da seleção verde amarela ao basquete dos Jogos Olímpicos. Após três edições dos Olimpiadas sem conquistar vaga, os comandados de Magnano carimbaram passaporte rumo a Londres com o segundo lugar obtido no pré-olímpico das Américas, disputado em 2011.

O mistério da convocação ou não de Leandrinho Barbosa e Nenê Hilário (jogadores de Indiana Pacers e Washington Wizards, respectivamente), que pediram dispensa a época do pré-olímpico e causaram insatisfação de Magnano, foi desvendado logo no início da entrevista coletiva concedida pelo técnico. A dupla, ao lado de Tiago Splitter (San Antonio Spurs) e Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), irá compor o quarteto de brasileiros que atua na NBA e que estarão presentes em Londres.

Segundo Rúben Magnano, a decisão de convocar Leandrinho e Nenê veio após conversa particular com a dupla. Porém, ele não revelou o que foi conversado. “O bate- papo que tive com eles fez com que desse outra chance. Só eles sabem o teor da conversa, são coisas pessoais”, afirmou o argentino.

Outro nome que esta na lista é Larry Taylor. O norte americano naturalizado brasileiro deveria ter participado do pré-olímpico de Mar Del Plata (Argentina) no ano passado, mas a demora na viabilização de sua naturalização impediu que fosse inscrito no torneio.

Para Magnano, Taylor - que joga no Bauru - e os outros nomes convocados não são definitivos, podendo ocorrer cortes e substituições. “Não sei se ele vai ficar [no grupo], mas vai ajudar muito no crescimento e preparação do país”, afirmou o técnico. “Larry me mostrou que vai jogar muito pela seleção”, finalizou.

O único corte que certamente acontecerá é de Rafael Hettsheimer, do CAI Zaragoza, da Espanha. O pivô que ganhou destaque por suas boas atuações no torneio de Mar Del Plata (média de 9,2 pontos e 4,1 rebotes por partida) passara por cirurgia no joelho esquerdo, com previsão de recuperação de pelo menos dois meses.

Além da convocação, foi anunciada a extensão do contrato de Ruben Magnano até 2016, quando será disputado os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) também aproveitou o evento para divulgar o cronograma de torneios preparatórios que o Brasil participara.

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, torneio Eletrobrás em São Carlos, que contara com Grécia, Nova Zelândia e Nigéria. Nos dias 5, 6 e 7 de julho, a seleção joga contra Argentina, México e uma terceira seleção ainda indefinida, em Buenos Aires. Os mesmo adversários serão repetidos nos dias 11 e 12 de julho, desta vez em Foz do Iguaçu. No dia 16, o Brasil fará amistoso contra Estados Unidos, em Washignton e nos dias 21 e 22 de julho joga triangular em Estrasburgo (FRA) com França e Austrália.

A partir daí, a seleção prepara as malas para pousar em solos britânicos, onde busca resgatar um pouco do prestígio e reconhecimento internacional perdido durante os longos 16 anos em que não participou das Olimpíadas.

Lista

Armadores:

Marcelinho Huertas (Barcelona- ESP)
Larry Taylor (Bauru)
Raulzinho (Lagun Aro BGC – ESP)

Alas:

Leandrinho Barbosa (Indiana Pacers – EUA)
Marcelinho Machado (Flamengo)
Marquinhos Vinícius (Pinheiros)
Alex Garcia (Brasília)

Ala-Pivô:

Guilherme Giovannoni (Brasília)
Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers -EUA)

Pivô:

Tiago Splitter (San Antonio Spurs –EUA)
Rafael Hettsheimeir (CAI Zaragoza – ESP)
Nenê Hilário (Washington Wizards –EUA)
Caio Torres (Flamengo)


Atrasos na apresentação

Agora, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) devera se esforçar para que os compromissos dos jogadores por seus clubes não interfira na preparação do grupo. Tanto Tiago Splitter quanto Leandrinho Barbosa ainda estão na briga pelo título da NBA. Splitter e o San Antonio Spurs estão enfrentando os Los Angeles Clippers por uma vaga na final da conferencia Oeste. Já Barbosa, que atua no Indiana Pacers, disputa serie melhor de sete jogos contra o Miami Heat, do lado Leste.

Em caso de classificação, as finais de conferencia têm inicio prevista para 10 de junho, mesma data da apresentação dos convocados em São Paulo. Caso os confrontos sejam estendidos a sete partidas, a dupla jogará ate o dia 26 de junho, perdendo assim um dos torneios amistosos já marcados pela CBB.

O armador Marlecinho Huertas passa por situação semelhante. Seu clube, Barcelona, é favorito ao título da liga espanhola, que só termina em 16 de junho.


Guilherme Uchoa

Fotos: Divulgação/CBB, Agencia Bom Dia e AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário