É o caso da Itália. Milan e Internazionale que dominaram nos últimos anos, foram atropeladas pela Velha Senhora que vivia um ostracismo desde que foi rebaixada sob a acusação de manipulação de resultados. Apesar de ser um clube tradicional, a Juventus não figurava entre as principais candidatas antes do início da competição. E com este título e a vaga garantida na próxima Liga dos Campeões, os torcedores já podem imaginar os reforços desembarcando em Turim.
Na Espanha, a situação é diferente. O Real Madrid tem um time espetacular e um treinador vitorioso - José Mourinho - mas o grande favorito era o Barcelona de Lionel Messi. O time mais espetacular dos últimos anos e comparado até aos grandes esquadrões como o Santos de Pelé e a Holanda das Copas de 74 e 78, perdeu partidas inimagináveis no começo do campeonato e não teve forças para reagir em um campeonato onde a disparidade é absurda.
O Borussia faturou o segundo título consecutivo no último sábado |
Na Alemanha, o bom time do Borussia Dortmund faturou o bicampeonato, mas não há como negar que o principal favorito era o time que vai disputar a final da Liga dos Campeões no próximo dia 19 de maio, o Bayern de Munique.
E o que dizer do Lyon, na França, que nem sequer conseguiu a vaga para o principal torneio de clubes da Europa na próxima temporada. O Paris Saint Germain, outro time que contratou bons jogadores e um técnico vitorioso - Carlo Ancelotti - esperava sair da fila de títulos, mas o que se viu foi um time bem ajustado que aos poucos foi ganhando confiança e está a uma vitória do título, o Montpellier.
O Manchester City está muito perto do título após 44 anos de jejum |
No país das próximas Olimpíadas, a zebra até que não foi tão assustadora. O Manchester City tem um bom time e um bilionário no comando do clube. Mas o fato de não levantar a taça há exatos 44 anos e tendo concorrentes como o rival United, Arsenal, Liverpool e o outro finalista da Liga dos Campeões, o Chelsea fazia com que muitos torcessem o nariz para o ex-time pobre de Manchester.
Entre os países do grande centro europeu, talvez o Porto tenha sido o único que confirmou a supremacia em seu país e levantou mais um caneco em Portugal. Fato que já se tornou comum por lá, os nortistas comemorando e seus rivais - Benfica e Sporting - brigando pelas vagas nas competições europeias.
Será que aqui no Brasil também teremos surpresas durante o Brasileirão? Acho difícil, porque quem ousa dizer que o Grêmio não é favorito? E o Palmeiras? E o Cruzeiro? Enfim, são muitos clubes grandes e de tradição. Agora se der Portuguesa, Atlético Goianiense, Figueirense aí é o fim do mundo mesmo.
Richard Durante Jr
Nenhum comentário:
Postar um comentário