Na manhã desta sexta-feira (11), o técnico da seleção brasileira de futebol Mano Menezes divulgou a lista com os jogadores que participarão de quatro amistosos entre o final de maio e começo de junho.
Pensando no grupo que participará dos jogos Olímpicos de Londres, Menezes chamou 17 atletas (de um total de 23 jogadores) com idade inferior aos 23 anos permitidos. O regulamento da competição prevê que apenas três convocados podem estar acima desta idade. Esses garotos enfrentarão Dinamarca - 26 de maio, Estados Unidos - 30 de maio, México - 3 de junho, e Argentina, no dia 9 de junho.
As grandes ausências estão no meio de campo: nem Ramires, do Chelsea, muito menos Arouca, do Santos, foram chamados para compor o elenco. A dupla vivia expectativa de ser convocada depois de se destacarem em seus clubes. Ramires é um dos principais jogadores do elenco do clube inglês e foi peça fundamental para a classificação de seu time para a final da Liga dos Campeões da Europa, ao fazer um belo gol contra o Barcelona, da Espanha, no segundo jogo do confronto. Sua eficiência foi reconhecida pelos próprios companheiros, que o elegeram como melhor jogador do clube na temporada.
Já Arouca é um dos pilares do forte time do Santos. As vezes ofuscado pelo brilho de Neymar e Ganso, o volante tem ótimo toque de bola e sabe se apresentar com eficiência ao ataque, atuando como elemento surpresa. Além disso, o “motorzinho” colabora com assistências até mesmo gols em jogos decisivos.
Além dos dois, Kaká também poderia estar na lista. Apesar de não viver bom momento no Real Madrid, da Espanha, o meia ainda esta em nível superior a maioria dos armadores que o país possuí.
Apesar de estar acima dos 23 anos, o trio merecia figurar entre os convocados, para terem a oportunidade de mostrar serviço e, talvez, compor o elenco que vai a Londres buscar a inédita medalha de ouro para o futebol brasileiro.
Outro grande nome do futebol nacional, Ronaldinho Gaúcho, não foi convocado. Depois de fracas atuações pela seleção e pelo Flamengo, o meia, que estava na pré-lista de 52 nomes para os jogos Olímpicos, parece estar perdendo espaço com a amarelinha.
Lista
Entre todos os convocados, 10 jogadores atuam em clubes nacionais. Rafael (goleiro), Paulo Henrique Ganso (Meia) e Neymar (atacante) pertencem ao Santos. Os meias Casemiro e Lucas são do São Paulo e a dupla Oscar (meia) e Leandro Damião (Centroavante) vêm do Internacional. Além deles, o goleiro Jefferson, o meia Rômulo e o atacante Wellington Nem, pertencentes, respectivamente, a Botafogo, Vasco e Fluminense, completam os convocados de clubes brasileiros.
Acima dos 23 anos estão os zagueiros David Luiz (Chelsea) e Thiago Silva (Milan), Jefferson, os laterais Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid) e o atacante Hulk (Porto).
Goleiros
Jefferson (Botafogo)Neto (Fiorentina)
Rafael (Santos)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Porto)
Marcelo (Real Madrid)
Alex Sandro (Porto)
Zagueiros
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Bruno Uvini (Tottenham)
Juan (Inter de Milão)
Meio-campistas
Casemiro (São Paulo)
Sandro (Tottenham)
Rômulo (Vasco)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Oscar (Internacional)
Lucas (São Paulo)
Giuliano (Dnipro)
Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
Hulk (Porto)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)
Wellington Nem (Fluminense)
Guilherme Uchoa
Fotos: Ramires/ AFP e PH Ganso/ Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário