De lá para cá, o Corinthians venceu 2 vezes (2005 e 2011), o São Paulo 3 vezes (2006, 2007 e 2008), o Santos 1 vez (2004), o Flamengo 1 vez (2009) e o Fluminense também venceu 1 vez (2010).
O Corinthians de Alex (na foto) vai defender o título de campeão brasileiro |
Este ano a situação pode se manter a mesma, afinal os favoritos são novamente os times do Rio e de São Paulo, mas não se pode descartar o Internacional e o Grêmio. Já os times de Minas Gerais não passam confiança nem mesmo ao seu próprio torcedor. Atlético (que não ganha a competição desde 1971) e Cruzeiro já ficariam satisfeitos com uma vaga na Libertadores.
Há alguns times que podem surpreender e fazer boas campanhas como o Bahia, o Coritiba e o Sport. E há também aqueles que já devem abrir o olho antes mesmo da competição começar é o caso da Portuguesa, Náutico e Atlético Goianiense. A falta de investimentos dessas equipes numa competição tão disputada pode decretar o fim da permanência na elite do futebol nacional.
E este equilíbrio só existe no futebol brasileiro, embora muitos digam que o nível técnico da competição é de médio pra baixo, ultimamente muitos jogadores tem sido repatriados e as contratações de jogadores de destaque do futebol sul-americano tem melhorado a qualidade dos jogos. Sem contar que antes do campeonato começar há pelo menos 12 clubes com condições de ser campeão, diferente de países da Europa, como Espanha, Inglaterra, Itália e Portugal.
Por isso, vale a pena acompanhar o Brasileirão e torcer por mais um título do seu time de coração. Mas nem tudo são flores, com os Jogos Olímpicos no meio do campeonato e os amistosos da seleção brasileira muitos clubes ficarão desfalcados de seus principais jogadores, como o Santos, o São Paulo e o Internacional.
É verdade torcedor, embora a competição seja acirrada e emocionante, com estádios modernos sendo inaugurados e cada vez mais bons jogadores por aqui, a CBF insiste em jogar contra o próprio produto e mais uma vez desvaloriza o Brasileirão. É a incompetência jogando contra o nosso maior patrimônio cultural: o futebol.
Richard Durante Jr
Nenhum comentário:
Postar um comentário