Translate

domingo, 6 de maio de 2012

Ainda criticados, agora estaduais valem muito




Estão começando as decisões estaduais por todo o Brasil. E embora muita gente defenda o fim destas competições, quando chega na reta final, geralmente a emoção é muito grande devido as rivalidades históricas.

Mas, em pelo menos três estaduais, o óbvio não apareceu e surpreendentemente os chamados "times pequenos", mostraram que ainda aprontam.

Em São Paulo, o Santos faz a grande final contra o Guarani. O renascido das cinzas time de Campinas, aparece em uma decisão de estadual depois de 24 anos. A última e única vez que conseguiu tal façanha, perdeu em pleno Brinco de Ouro da Princesa para o Corinthians, com gol de Viola na prorrogação. Hoje a situação é bem diferente, o Bugre não tem o direito de jogar em casa, serão dois jogos no Morumbi e o time da Vila Belmiro é muito superior, afinal é o atual vice-campeão mundial e tem um talento chamado Neymar que já é comparado aos grandes craques da Europa.

Em Minas Gerais, o Cruzeiro perdeu as duas partidas para o América e foi eliminado da competição. Aliás, o time azul de Belo Horizonte nunca mais se achou desde a derrota para o Once Caldas, da Colômbia, na Taça Libertadores de 2011. O adversário do América na final é o Atlético Mineiro, que embora não conquiste um título de expressão nacional desde 1971, ainda vive e mantém sua apaixonada torcida devido aos estaduais. E se a zebra não aparecer no reformado e bonito estádio Independência, o Galo tem tudo pra levantar mais um troféu.

O Caxias foi a grande surpresa do campeonato gaúcho. Aproveitou que a dupla Gre-Nal estava preocupada com a montagem da equipe e a Libertadores e faturou o primeiro turno do estadual. Mas no segundo turno, as coisas voltaram ao normal por lá e na decisão o Colorado bateu o Grêmio e faz a final agora com o time da terra da uva. Tem tudo parta ser a final mais tranquila do Brasil. O Internacional tem um bom elenco e é muito superior ao Caxias.

O restante do país vai ter um domingo cheio de clássicos. No Rio de Janeiro, Botafogo e Fluminense fazem uma final bem equilibrada, sem favoritos. No Paraná, o Atletiba mais uma vez decide a competição e embora o time do Coritiba seja um pouco melhor, não dá para garantir que levará o troféu para o Couto Pereira. Na Bahia tem Vitória e Bahia sem favoritos. Em Goiás, tem Atlético Goianiense e Goiás também sem favoritos. Em Pernambuco, teremos Sport e Santa Cruz, repetindo a final do ano passado quando o tricolor levou a melhor.

E em Santa Catarina, Figueirense e Avaí devem fazer uma grande final, onde tudo pode acontecer.
Goste ou não dos estaduais, quando chega neste momento, a rivalidade fala mais alto e o torcedor quer vencer o seu rival e levar mais um caneco pra casa. Então prepare a bebida e os petiscos que vai começar o primeiro domingo de decisões pelo Brasil.


Richard Durante Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário