Agora o torcedor leitor do blog terá 14 dias para escolher quem será o artilheiro do Brasileirão 2012. Basta escolher o seu goleador e votar na enquete ao lado.
Ao Cruzeiro, vencedor de nossa primeira eleição, uma análise da atual situação do clube e as perspectivas para a disputa do BR-12:
A torcida do Cruzeiro estava acostumada com boas campanhas no Brasileirão, mas a temporada de 2011 foi para ser esquecida. Nem mesmo a vitória na última rodada, por 6 a 1, sobre o arqui rival Atético MG - que livrou o clube do rebaixamento - amenizou o sofrimento do torcedor cruzeirense.
Foi com esse “mix de sentimentos” que o clube entrou no ano de 2012. A diretoria do clube decidiu manter o técnico Vagner Mancini no comando da equipe e os reforços não foram muito animadores. Nenhum nome de grande impacto chegou a Toca da Raposa. Alguns jogadores conhecidos do torcedor brasileiro, como Marcelo Oliveira, ex Atlético PR, e Walter, ex Porto, chegaram para a disputa do Campeonato Mineiro e Copa do Brasil.
Mesmo sem apresentar um futebol convincente e agradar o torcedor, o Cruzeiro terminou a primeira fase do Campeonato Mineiro na segunda colocação, atrás apenas do Atlético. Nas semifinais, o time de Vagner Mancini não conseguiu superar o América Mineiro e acabou ficando de fora da final do torneio.
Já o início da Copa do Brasil foi muito animador para o torcedor celeste. Com um vitória de goleada por 6 a 0 sobre o Rio Branco-AC a equipe iniciou a busca pela quinta conquista da CdB.
Na segunda rodada a mesma facilidade não foi encontrada, pelo menos não no primeiro jogo. O empata por 1 a 1 contra Chapecoense obrigou o Cruzeiro a fazer o segundo jogo, em casa. Na partida de volta a história foi diferente e a equipe mineira venceu com facilidade (4 a 1).
Tinga trocou o Inter pelo Cruzeiro para a jogar o BR-12 |
O sonho do pentacampeonato da Copa do Brasil chegou ao fim nas oitavas de final. Com duas derrotas diante o Atlético-PR (1 a 0 em Curitiba e 2 a 1 em Minas), a equipe comandada por Vagner Mancini deu adeus a competição.
Após um primeiro semestre para ser esquecido, a diretoria resolveu demitir Mancini e contratou o então desempregado Celso Roth, conhecido por armar bons times, principalmente na defesa.
Além da mudança no comando técnico, a diretoria investiu em nomes mais experientes para o Brasileirão. O zagueiro Alex Silva, que já teve passagem pela Seleção Brasileira e o veterano Tinga, ex Internacional, chegaram para reforçar o elenco cruzeirense.
Celso Roth em jogo de estréia no Cruzeiro |
Mesmo com as contratações e a mudança de comando, a perspectiva para o Brasileirão não é animadora. Uma vaga na Libertadores, com o atual elenco, pode ser considerada missão quase impossível. Tudo indica que assim como no ano de 2011, o Cruzeiro brigue para permanecer na serie A do futebol brasileiro.
Gabriel Soares
Fotos: Washigton Alves, Roberto Filho/Globoesportes.com e Celio Messias/VIPCOMM
Até que enfim postou! Vagaba!!!
ResponderExcluir