A eterna estrela do Boston Celtics Larry Bird alcançou mais um patamar inédito na história da NBA. Aos 55 anos, o jogador – tri campeão da liga na década de 80, com a camisa 33 dos Celtics – foi eleito na ultima quarta-feira (16) o melhor dirigente da atual temporada, como presidente de operações do Indiana Pacers (time do brasileiro Leandrinho Barbosa).
Esse título soma-se aos três prêmios que já recebeu de jogador mais valioso da temporada (MVP, na sigla em inglês) e de melhor técnico da temporada 97/98, quando comandou o próprio Indiana Pacers, tornando-o assim a primeira pessoa a conquistar títulos como melhor jogador, técnico e dirigente.
A eleição é feita a partir de votos de jornalistas especializados. Com 88 pontos, ele ficou 32 pontos a frente do segundo colocado, R.C.Buford, do San Antonio Spurs.
Bird construiu sua fama jogando pelo Boston, mas tem suas raízes ligadas a Indiana. Nasceu em West Baden , no estado de Indiana e jogou pela Indiana State University antes de ser ‘drafitado’ pelo Boston Celtics no final de 1978.
Pela equipe de Boston – que possui o maior número de títulos entre todas as franquias (17) – o pivô participou de 897 partidas e marcou 21.791 pontos, entre os anos de 1979 e 1992, além dos títulos em 81, 84 e 86. Além disso, participou em 12 edições do All Star Game, o jogo das estrelas da NBA e teve sua camisa 33 aposentada pelos Celtics.
Pela seleção norte americana, conquistou a medalha de ouro dos jogos olímpicos de 1992, em Barcelona.
Atualmente, sua equipe disputa as semifinais da conferencia Leste, em série empatada em 1 a 1 contra o Miami Heat, do trio LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh. Caso passe pelo Heat, os Pacers terão a oportunidade de brigar pelo título da conferencia Leste, que não vem desde 2000, contra Boston Celtics ou Philadelphia 76ers.
Guilherme Uchoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário