O meia Ryan Giggs foi nomeado nesta terça-feira (15) o melhor jogador da história da Premier League, a primeira divisão inglesa.
Em uma vida dedicada ao Manchester United, Giggs acumula marcas expressivas: realizou até hoje 909 partidas com a camisa dos diabos vermelhos, colocou 163 bolas nas redes, detém a marca de maior números de partidas da Premier League como capitão, usando a braçadeira em 638 oportunidades, tem o maior número de títulos da primeira divisão inglesa (12), único jogador a marcar gols em todas as edições deste torneio – que passou a ter esse formato e nome a partir de 1992 - e é o jogador mais velho a marcar gol em uma partida da Liga dos Campeões da Europa, aos 37 anos e 148 dias.
Por esses motivos o galês é o maior símbolo do clube, ao lado do técnico Alex Fergunson – que chegou em 1986 e comandou a equipe em mais de mil partidas.
Mesmo se tratando de um clube onde já passaram alguns dos maiores jogadores do futebol inglês, como o trio formado por Bobby Charlton, George Best e Denis Law, comandados pelo técnico Matt Busby, o meia ganhou cadeira cativa no coração do torcedor do lado vermelho de Manchester por sua fidelidade ao clube. Giggs chegou as categorias de base em 1987, com 14 anos. Na exata data em que completou 17 anos – 29 de novembro de 1990 - tornou-se profissional, estreando contra o Everton, em 1991.
De lá para cá, conquistou 12 títulos de Premier League, quatro Copas da Inglaterra (FA Cup), quatro Taças da Liga Inglesa (Carling Cup), duas Ligas dos Campeões da Europa, e uma Mundial Interclubes.
A premiação conferida pela Federação Inglesa de Futebol coroa uma carreira vitoriosa e ajuda a eternizar mais ainda o nome do jogador que, apesar de nascido no País de Gales, melhor representa o futebol inglês e o Manchester United.
Guilherme Uchoa
Foto: Allison Pasciuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário