Translate

sábado, 12 de maio de 2012

Taça Libertadores entra em clima de guerra

E após as fases de grupos tranquilas para os brasileiros, com exceção do Flamengo, e as oitavas-de-final com alguns bons duelos, enfim, chegou a fase mais esperada. A partir de agora só sobrevive quem realmente tiver muita bola e sangue frio.

O tradicional estádio La Bombonera vira um caldeirão na Libertadores

A partir de agora, todos os estádios da América do Sul estarão abarrotados de torcedores apaixonados pelo seus clubes empurrando para a vitória, venha da forma que vier. Cobranças de laterais e escanteios serão um verdadeiro sufoco para o adversário. Assim é a Libertadores da América. Emoção pura e domínio dos clubes brasileiros.

O time do São Paulo campeão da Libertadores de 1992
Nos últimos 20 anos, simplesmente 10 conquistas
foram verde e amarelas, ou seja, 50% dos campeonatos disputados. A Argentina aparece com sete conquistas. Equador, Colômbia e Paraguai tem um título cada.
Cito os últimos 20 anos porque foi a a partir daquele São Paulo que encantou o mundo em 1992 e 1993 comandado por Telê Santana que abriu os olhos dos brasileiros para a competição continental. Os jogos épicos contra Barcelona e depois Milan, transmitidos para todo o Brasil, fizeram com que os torcedores dos outros clubes cobrassem de seus jogadores e diretoria o título da Libertadores.

Ainda estamos muito longe da Liga dos Campeões da Europa. Os estádios não tem o mesmo conforto, a segurança não é boa, a premiação dos clubes é bem inferior, as cotas da TV são baixíssimas e não temos jogadores tão badalados como na Europa. Mas, a emoção, o sangue, o canto da torcida, as rivalidades são iguais ou até maiores. E é isso que a gente vai ver a partir da próxima quarta-feira.

O Brasil novamente se sobrepõe e tem quatro representantes entre os oito melhores da América (Fluminense, Corinthians, Santos e Vasco), a Argentina tem dois (Boca Juniors e Velez Sarsfield), um chileno (Universidad de Chile) e um paraguaio (Libertad).

O craque Neymar tenta levar o Santos ao tetra da competição
Qualquer uma destas equipes tem condições de levantar a taça. O Santos tem o craque Neymar dando show em todos os jogos, o Fluminense tem um belo elenco, talvez o melhor do Brasil, Corinthians e Vasco tem um conjunto muito forte, são times que jogam junto há bastante tempo. O Boca Juniors é o grande papão de títulos da Argentina e tem a temida La Bombonera. O Velez, além de ser um clube argentino e bom, já derrotou o poderoso São Paulo em uma final de Libertadores no Morumbi. O Universidad é o atual campeão da Copa Sulamericana e tem um verdadeiro caldeirão. Já os paraguaios são há bastante tempo a melhor equipe daquele país e possuem um bom toque de bola.

Então torcedor, quem ganha é você com grandes jogos e muita emoção.Confira os jogos das quartas-de-final:

Jogos de ida

16/05

19:30 - Libertad x Universidad de Chile
21:50 - Vasco x Corinthians

17/05

19:45 - Boca Juniors x Fluminense
22:00 - Velez Sarsfield x Santos

Jogos de volta

23/05

19:30 - Fluminense x Boca Juniors
22:00 - Corinthians x Vasco

24/05

20:00 - Santos x Velez Sarsfield
22:30 - Universidad de Chile x Libertad

Richard Durante Jr

Um comentário: