A temporada da NBA mais conturbada dos últimos anos, marcada por uma longa paralisação em função de greve de jogadores, tem definido seus finalistas de conferência. Do lado Oeste, San Antonio Spurs encara Oklahoma City Thunder e do lado Leste Boston Celtics duela com Miami Heat. O vencedor de cada confronto, decidido em uma melhor de sete, farão a final do campeonato.
O atual campeão Dallas Marvericks ficou pelo caminho, ainda na primeira rodada dos playoffs, ao ser varrido pelo Oklahoma. A equipe de Dirk Nowitzki começou de forma irregular a temporada, recuperou-se durante o decorrer do ano, mas não teve forças para superar a jovem equipe dos Thunders, comandada por Kevin Durant e Russell Westbrook.
Conferência Oeste: Spurs x City Thunder
Kobe não foi capaz de para Oklahoma |
O confronto do lado Oeste dos Estados Unidos será marcado pelo choque de gerações. Pelo lado de San Antonio, os veteranos Tim Duncan (36 anos), Manu Ginóbili (34) e Tony Parker (30). Já pelo lado de Oklahoma, Russell Westbrook, Kevin Durant (ambos de 23 anos) e James Harden, de 22 anos. A série começa no domingo (27).
Além de Durant, Westbrook e Harden, Oklahoma conta com Serge Ibaka, de 22 anos, para formar o quarteto de "pratas da casa", draftado do basquete universitário entre 2007 e 2008.
Para dar mais equilibrio a esse jovem elenco, os dirigentes trouxeram Derik Fisher, de 37 anos, do Los Angeles Lakers, que tem na bagagem cinco títulos da NBA em 15 temporadas disputadas, e Kedrick Perkins, 27 anos, que veio do Boston Celtics.
Além de Durant, Westbrook e Harden, Oklahoma conta com Serge Ibaka, de 22 anos, para formar o quarteto de "pratas da casa", draftado do basquete universitário entre 2007 e 2008.
Para dar mais equilibrio a esse jovem elenco, os dirigentes trouxeram Derik Fisher, de 37 anos, do Los Angeles Lakers, que tem na bagagem cinco títulos da NBA em 15 temporadas disputadas, e Kedrick Perkins, 27 anos, que veio do Boston Celtics.
Além disso, apesar de nova, a equipe de Oklahoma provou ser capaz de encarar as principais equipes da NBA. Na última temporada, foi derrotada apenas nas finais de conferencia para o Dallas Marvericks, time o qual eliminou por 4 x 0 este ano. Além deles, passou com fáceis 4 x 1 pelo Los Angeles Lakers, de Kobe Bryant.
Oklahoma ainda tem o armador Derick Fisher, que veio do Los Angeles Lakers, e o pivô Kendrick Perkins, que era do Boston Celtics, que deram mais estabilidade e opções de elenco.
Pelo lado dos Spurs, a velha fórmula Ducan + Ginóbili + Parker que deu tantas conquistas continua sendo a aposta principal. Eles foram fundamentais para que a equipe passasse pelo forte Los Angeles Clippers, de Chris Paul e Blake Griffin. Talvez já projetando a aposentadoria de Tim Duncan, o time vai preparando o brasileiro Thiago Splitter que, mesmo ainda estando muito longe do nível do pivô, vem sendo aproveitado com frequência nas partidas e atingindo algumas marcas interessantes em pontos e rebotes.
O confronto promete ser equilibrado, mas o City Thunder leva vantagem por ter uma mescla de jovens jogadores com alguns atletas mais experientes. A combinação terá dificuldades para ganhar do grupo calejado de San Antonio, mas deve garantir vaga na decisão da NBA 11-12.
Conferencia Leste: Heat x Celtics
O Boston não teve vida fácil para chegar a decisão do Leste. Levou seis jogos para eliminar Atlanta Hawks na primeira rodada e sete partidas para passar por Philadelphia 76ers na semifinal.
Agora tenta vencer Miami Heat, que passou por New York Knicks e Indiana Pacers (do brasileiro Leandrinho Barbosa) nos playoffs, e são os atuais vice-campeões - na temporada 2010-2011, o Heat chegou a grande final da NBA, mas perdeu o título por 4 x 2 para o Dallas. O primeiro jogo esta marcado para segunda-feira (28).
Apesar de novo, Rajon Rondo lidera o trio de Boston |
Os dois times mantiveram a base de seus times com relação a última temporada. Os Celtics tem o trio Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen, comandados pelo jovem armador Rajon Rondo, que evolui mais a cada partida. A equipe teve problemas com contusões de seus principais jogadores durante toda a temporada regular, mas chega com força máxima para a disputa da série.
O Heat, por mais uma temporada, apoia-se totalmente em LeBron James e Dwayne Wade, além de Chris Bosh. Com qualquer um desses três atletas em um bom dia, é difícil derrotar o Miami. Com dois deles, ou até mesmo os três, em noite inspirada, a missão de Boston será praticamente impossível.
Portanto, Miami Heat e Boston Celtics também prometem duelo equilibrado, com grande possibilidade de ser definido apenas na sétima partida. Entretanto, Dwayne Wade e especialmente LeBron James tem capacidade de acabar com qualquer jogo, independente do nível do adversário.
Guilherme Uchoa
Fotos: EFE e Agência Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário