Translate

sábado, 26 de maio de 2012

Roland Garros começa com Nadal brigando por recorde

Terá início neste domingo (27), o tradicional torneio Roland Garros de tênis. Ao lado de Wimbledon, Aberto da Austrália e Aberto dos Estados Unidos, o torneio disputado em solos parisienses é um dos quatro Grands Slams  da temporada.

Rafael Nadal alcançou o hexa de Roland Garros em 2011
A edição 2012 do torneio pode colocar o espanhol Rafael Nadal no topo das conquistas masculinas. Com seis títulos, o especialista em saibro está empatado com o sueco Björn Borg. O atual bicampeão do Grand Slam iniciou sua série de títulos na França em 2005, alcançando o tetra em 2008.

A sequência foi interrompida apenas em 2009, quando o suíço Roger Federer foi o campeão. Em 2010 e 2011, mais duas conquistas para Rafa Nadal. Ao todo, das seis finais que o espanhol disputou (e ganhou), em quatro oportunidades viu Federer, ex número 1 do mundo, do outro lado da rede.

O atual número 1 do ranking da ATP (Associação de Tênis Profissional), o sérvio Novak Djokovic, nunca foi campeão no Aberto da França. Apesar de possuir três conquistas no Aberto da Austrália (2008, 2011 e 2012), e um título em Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos (ambos em 2011), o mais longe que chegou em Paris foi em semifinais, em 2007, 2008 e 2011.

‘Nole’ luta para erguer o único Grand Slam que não possui e também  para se manter no topo do ranking da federação de tênis. Com 11.800 pontos, Djokovic vê Rafael Nadal aproximando-se, com 10.060 pontos.

Além dos Djokovic, Nadal e Federer, Roland Garros contará com as presenças do britânico Andy Murray (4º no ranking), o francês Jo –Wilfried Tsonga (5º), o espanhol David Ferrer (6º), o argentino Juan Martin Del Potro (9º) e o norte-americano John Isner (10º), que estreia contra o brasileiro Rogério Dutra.

Já Gael Monfils – 13º colocado no ranking da ATP e número 2 da França – não disputará o torneio em função de contusão no joelho direito. O jogador da casa precisa de três semanas para se recuperar e com isso não poderá ajudar Tsonga na tentativa de quebrar o tabu de 29 anos sem um vencedor local.

Pelo feminino, a chinesa Na Li defende o título que conquistou na temporada passada, quando derrotou a francesa Francesca Schiavone. A chinesa, entretanto, esta longe de quebrar o recorde de conquistas em Paris, visto que a norte-americana Chris Evert ganhou a competição sete vezes, durante as décadas de 1970 e 1980.

O torneio entre as mulheres, aliás, tem demonstrado grande equilíbrio. Na última década foram sete campeãs diferentes, sendo que desde 2007 não há repetições entre as detentoras do torneio.

Brasileiros em Paris

O Brasil  já esteve no ápice do tênis mundial com a conquista de Maria Esther Bueno em 1964, pela chave feminina, e o tri campeonato de Gustavo Kuerten em 1997, 2000 e 2001, além da semifinal alcançada por Fernando Meligeni, o fininho, em 1999. Mas, mais uma vez, o país não deverá ter relevância em Roland Garros.

Thomas Bellucci – número 1 do Brasil e 66º no ranking da ATP – estreia na competição contra Viktor Troicki, número 28 do mundo. O brasileiro, que já chegou a estar entre os 40 melhores, tem potencial para evoluir. Entretanto, com 24 anos, Bellucci precisa adquirir estabilidade emocional nas partidas se quiser ir além do 37º lugar que já alcançou.

Bellucci tentará vaga olímpica durante o torneio
Bellucci ainda tem outra motivação para ir bem em Roland Garros. Caso consiga uma boa atuação em Paris, o brasileiro terá vaga para os Jogos Olímpicos de Londres. Para isso, ele deverá chegar ao menos as oitavas de final, mais longe que chegou, na edição 2010 da competição.

Já João ‘Feijão’ Souza joga contra o alemão Cedrik-Marcel Stebe. Com 23 anos, Feijão figura na 118ª posição da ATP e terá de passar pelo jovem alemão de 21 anos, que atualmente esta na 91ª colocação mundial.

Por fim, Rogério Dutra Silva encara o décimo melhor do mundo John Isner e dificilmente avançará  a segunda fase.

Primeiro dia de competição

Juan Martín Del Potro estreia no domingo contra Albert Montanes e Tsonga encara Andrey Kuznetsov. Juan Carlos Ferrero tenta passar pelo jogador da casa Jonathan Dasnieres De Veigy e o brasileiro João ‘Feijão’ joga contra Cedrik-Marcel Stebe.

Pelo lado feminino, Venus Willians enfrenta Paula Ormaechea e Ana Ivanovic tem partida contra Lara Arruabarrena-Vecino.  

Guilherme Uchoa 

Fotos: Reuters e Efe

Nenhum comentário:

Postar um comentário