Translate

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cariocas são eleitos os melhores goleiros do Brasil

Com 13% dos votos do torcedor leitor do Blog Faculdade da Bola para cada um, os goleiros Paulo Victor, do Flamengo, e Jefferson, do Botafogo, foram eleitos os principais arqueiros do futebol brasileiro. Depois do 14 dias de votação, os arqueiros do futebol carioca foram selecionados seis vezes, ficando apenas um voto a frente de Rafael, do Santos (11%), e dois de Marcelo Lomba e Wilson (8%), do Bahia e Figueirense, respectivamente.

Nas próximas duas semanas o leitor do blog poderá escolher qual técnico deveria comandar a seleção brasileira na Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Pra isso, basta acessar o Faculdade da Bola e votar na enquete disposta ao lado direito da página inicial.

Jefferson

Jefferson de Oliveira Galvão, de 29 anos, vive a expectativa de estar entre os nomes selecionados para defender a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, que tem início no final deste mês. Natural São Vicente, no litoral paulista, e com começo de carreira atrelado ao Cruzeiro, o arqueiro atuou apenas cinco vezes com a camisa amarela, mas as constantes convocações do técnico Mano Menezes fazem com que Jefferson entre na briga por uma das três vagas destinadas a jogadores acima dos 23 anos permitidos para as Olimpíadas.

Jefferson em ação pelo Botafogo
Depois de sua formação na base mineira, teve sua primeira passagem pelo Botafogo em 2003, de onde saiu em 2005 para atuar no Trabzonspor (Turquia). Antes disso, foi campeão mundial sub-20 com a seleção brasileira, nos Emirados Árabes, em 2003.

Na temporada 2008/2009, o goleiro jogou pelo Konyaspor, também da Turquia, antes de acertar seu retorno para o clube carioca. Pelo Botafogo, conquistou as Taças Guanabara e Rio de 2010 – sagrando-se campeão carioca e sendo eleito melhor goleiro e melhor jogador da competição – e a Taça Rio de 2012. Na conquista de 2010 destacou-se por defender pênalti de Adriano na decisão contra o Flamengo. Além disso, foi eleito o melhor goleiro do Brasileirão do ano passado.

As boas atuações no Rio de Janeiro deram a Jefferson a oportunidade de ser convocado para a seleção brasileira principal. Seu primeiro chamado foi em agosto de 2010, mas só teve chance de atuar pela primeira vez em setembro do ano seguinte, nos dois jogos do Super Clássico contra a Argentina – conquistado pelo Brasil (0 a 0 na Argentina e 2 x 0 no Brasil).

Desde então foram apenas outras três partidas em campo, sofrendo dois gols. Essa boa média (0,4 por jogo) pode ser decisiva para que Menezes opte pelo goleiro de General Severiano com a camisa 1 brasileira.

Paulo atuou na vitória sobre Atlético-GO
Paulo Victor

O goleiro flamenguista também é de São Paulo, da cidade de Assis, e chegou a Gávea em 2004, com 17 anos. Em 2006, fez sua estréia pelo time principal em um amistoso contra o Volta Redonda, sendo efetivado no grupo profissional no ano seguinte.

Em 2008, Paulo Victor foi emprestado para o América – RJ, onde disputou o Campeonato Carioca. Em 2010 sua luta pela camisa 1 do Flamengo ficou menos complicada com as saídas de Diego e Bruno – envolvido na morte de Eliza Samudio. Com isso, o jogador de 25 anos tornou-se reserva imediato de Felipe no gol rubro-negro.

Na atual temporada, o arqueiro assumiu a vaga de Felipe e ja participou de 26 partidas, sofrendo15 gols. Ele esteve em campo no último jogo do clube, na vitória por 3 a 2 sobre Atlético-GO. Apenas como opção no elenco carioca, ele conquistou o Brasileirão de 2009 e os campeonatos cariocas 2007, 2009 e 2011.


Defesa de Jefferson no penalti cobrado por Adriano na decisão do carioca de 2010:


 Algumas boas defesas de Paulo Victor com a camisa do Flamengo:


Guilherme Uchoa

Fotos: Tiago Bernardes/ UOL e Alexandre Vidal/ FlaImagem
Vídeos: Youtube - dougnapist4 e aninha00mix

Nenhum comentário:

Postar um comentário