O futebol é jogado profissionalmente há quase um século. E há pelo menos trinta anos, o futebol europeu, assim como o seu calendário serve de parâmetro para todo o mundo. Menos ao Brasil.
Por aqui, ainda insistimos com estaduais longos, sendo disputados juntamente com a Copa do Brasil e a Taça Libertadores da América. No segundo semestre temos o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. E durante todo o ano temos competições da seleção brasileira ou amistosos.
A tradicional Taça Tereza Herrera há muito não vem para o Brasil |
Já passou da hora de dar um basta nesta situação, é inadmissível um país que tem tanta tradição neste esporte e o único com cinco títulos mundiais continuar remando contra a maré. Os clubes brasileiros que agora passaram a contratar jogadores estrangeiros veteranos, poderiam ser potências tanto dentro como fora de campo. A adequação do calendário ao europeu só traria benefícios para os clubes do país assim como para a seleção.
Poderíamos ver os times nacionais disputando competições como Tereza Herrera, Ramón di Carranza e outras por todo o mundo contra os maiores clubes da Europa. Talvez essa falta de jogos contra os estrangeiros seja um dos fatores para o declínio da nossa seleção.
Poderíamos aproveitar a Copa do Mundo de 2014 para essa mudança no calendário. Começar a temporada 2014-2015 do Campeonato Nacional. Aproveitar as datas-Fifa para amistosos da seleção sem prejudicar os clubes. Fazer um estadual mais enxuto e uma Copa do Brasil somente com campeões estaduais, o atual campeão e mais quatro vice-campeões, totalizando 32 clubes. Melhoraria o nível técnico e teríamos mais datas no calendário.
O modelo atual de estadual, impede que os clubes pequenos se tornem grandes. É preciso profissionalizar as series C e D para que times como Caxias e Juventude, por exemplo, voltem a se estruturar.
ResponderExcluirJa escrevi algo semelhante em meu blog, que é este abaixo:
http://taticasdofutebol.wordpress.com