O ginasta Arthur Zanetti exibe orgulhoso a medalha de ouro |
Sejamos francos. Quantos brasileiros conheciam Arthur Zanetti antes de vê-lo pela televisão ostentando o inédito ouro brazuca nas argolas - nossa segunda medalha dourada em Londres? O pequeno brasileiro, de 1,56 metros, poderia perfeitamente andar despercebido pelas ruas das grandes capitais nacionais antes de ganhar notoriedade por seus movimentos pendurado sobre as argolas londrinas, aparentemente suaves, mas que exigem força e preparo físico exemplar.
O reconhecimento foi imediato. Entrevista atrás de entrevista para todos os principais meios de comunicação que marcaram presença nos Jogos Olímpicos, e em pouquíssimo tempo as imagens do sorriso do jovem de 22 anos, natural de São Caetano do Sul, em São Paulo, assim como suas mãos calejadas, rodariam o Brasil e o mundo esportivo.
Os 15,900 cravados por Zanetti, e contestado pelo técnico 'fala muito' do chinês Yibing Chen, favorito da prova, surtiram reflexos para o torcedor leitor do Blog Faculdade da Bola. Após duas semanas de votação no site, os leitores elegeram Arthur Zanetti como o brasileiro de maior destaque durante as Olimpíadas de Londres, com 37% dos votos.
Votação
A disputa de Zanetti foi acirrada com Sarah Menezes, a judoca que conquistou nossa primeira medalha de ouro em Londres. Justiça seja feita: Arthur liderou a votação do começo ao fim, mas sempre seguido de perto pela judoca piauiense.
Sarah ganhou a primeira medalha de ouro do judô feminino |
No final, o ginasta ficou com 37% do total, contra 31% das escolhas para Sarah . A supremacia da dupla foi tão grande que os outros oito atletas que receberam votos somados também computaram 31%, mesma quantidade que Sarah Menezes.
Desta fatia o pugilista Esquiva Falcão ficou com a terceira colocação. O detentor da inédita medalha de prata do boxe brasileiro ficou com 8% das escolhas.
Guilherme Uchoa
Fotos: Marcos Ribolli e Rodrigo Faber