Após dezoito rodadas e restando apenas uma para terminar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro e atingir assim 50% da competição, podemos destacar os principais jogadores, a revelação, a briga pelo descenso e as chances de título.
O uruguaio Fórlan ainda não marcou gols com a camisa colorada |
A decepção fica por conta do Internacional. Mais uma vez o clube gaúcho começou a competição apontado como um dos favoritos e mesmo com contratações de peso com Fórlan, Juan e recentemente Rafael Moura parece que a vaga na Libertadores já estará de bom tamanho para o Colorado.
A surpresa se chama Portuguesa. O time da capital paulista era apontado por quase todos como já rebaixado antes do Brasileirão ter início devido ao péssimo desempenho no estadual, em que foi parar na segundona. Mas a medida que as rodadas foram passando, a Lusa foi conquistando pontos importantes e atualmente ocupa a zona intermediária da tabela. Ainda não está livre da série b, mas se mantiver este nível de aproveitamento não cai.
O jovem Bernard foi preterido das Olimpíadas por Mano Menezes |
A revelação do campeonato neste primeiro turno atende pelo nome de Bernard, do Atlético Mineiro. O garoto é muito habilidoso, parte pra cima dos adversários e é peça fundamental no time de Cuca. Claro que Ronaldinho Gaúcho, Jô e o goleiro Victor dão um toque de experiência ao grupo e passam confiança aos mais novos.
Luís Fabiano é a maior decepção entre os jogadores com potencial nesta primeira metade de campeonato. O atacante do São Paulo fez apresentações medianas e passou boa parte no departamento médico. Talvez isso explique um pouco da campanha irregular do time do Morumbi.
O técnico Cuca é sem dúvidas o melhor do primeiro turno. O comandante do Galo levou o time ao título simbólico de campeão do turno com duas rodas de antecedência (o Atlético tem um jogo a menos) e conseguiu fazer Ronaldinho Gaúcho e Jô voltarem a se destacar e dar um padrão de qualidade ao time. O clube mineiro tem apenas uma derrota, para o São Paulo, e é sério candidato ao título após 41 anos de jejum.
Barcos ganhou a confiança de Felipão e da torcida com o seu faro de gol |
E para terminar esse balanço, como o Campeonato Brasileiro está recheado de jogadores estrangeiros, o melhor gringo atuando em nossos gramados foi o atacante palmeirense Hernán Barcos. O argentino conseguiu salvar o alviverde em muitos jogos e seu faro de gol está sempre apurado. O Verdão está em uma zona perigosa na classificação, mas sem Barcos com toda certeza a situação seria muito pior.
Richard Durante Jr
Nenhum comentário:
Postar um comentário