Depois de duas semanas da enquete na página principal do site e 281 votos, Neymar ficou com 17% das escolhas (48 votos), ficando distante do segundo colocado Leandro Damião, que obteve 11% (33 votos), e do palmeirense Barcos, que computou 9% das escolhas (28 votos).
Agora o leitor do Blog Faculdade da Bola poderá eleger quem é o melhor jogador estrangeiro atuando no Brasil. Basta clicar em sua escolha na enquete localizada no lado direito da página inicial e aguardar o encerramento da votação, no dia 17 de junho.
Neymar Jr.
O jovem atacante Neymar, de 20 anos, vem provando ano após ano que o investimento feito pelo Santos teve ótimo retorno. Desde que estreou pela equipe profissional da equipe da Baixada Santista, a estrela já conquistou três campeonatos paulistas, uma Copa do Brasil e uma Libertadores da América.
Entretanto, desde 2011, ele vem demonstrando que além de dribles, velocidade e passes, ele também tem faro de gol.
No ano passado, atuando pelo alvinegro praiano, ele ficou ao lado de Borges na artilharia do clube. A jóia fez 24 dos 123 gols da equipe no ano, chegando a uma média aproximada de um gol a cada dois jogos disputados.
Na atual temporada, sua vocação para marcar gols ficou mais evidente. Em apenas cinco meses, Neymar já passou dos 24 gols feitos na temporada inteira passada e chegou aos 27 tentos em 26 partidas disputadas pelo Santos (média de 1,03 gols por partida).
A alta média lhe valeu a artilharia do Paulistão 2012, com 20 bolas nas redes. Ao lado das artilharias na Copa do Brasil (11 gols), e Sul-Americano sub-20 de seleções (9 gols), ambos em 2011, foram as três vezes que ele foi o maior goleador de torneios em sua curta carreira.
Mais do que isso, o jovem atacante está escrevendo seu nome na história do Santos. Em 2012, superou ídolos santistas como Robinho, Juary e Serginho Chulapa na lista dos maiores goleadores do clube. Atualmente, com 108 gols, é o primeiro colocado na era pós-Pelé e 16º na classificação geral.
Pela seleção canarinha também tem se destacado por chegar com frequência as redes. Na 'era' Mano Menezes - o técnico gaúcho assumiu a seleção em 2010 - Neymar fez nove gols em 18 jogos, sendo o principal goleador de Mano.
Pela seleção canarinha também tem se destacado por chegar com frequência as redes. Na 'era' Mano Menezes - o técnico gaúcho assumiu a seleção em 2010 - Neymar fez nove gols em 18 jogos, sendo o principal goleador de Mano.
Porém, serão justamente suas convocações para o selecionado nacional que representarão a maior dificuldade na busca pela artilharia do Brasileirão de 2012. Ao todo, considerando partidas amistosas e os Jogos Olímpicos de Londres, o astro poderá perder aproximadamente 16 partidas da competição nacional.
Neymar classificação na Libertadores da América |
Apesar disso, caso mantenha a alta média que possuí neste primeiro semestre do ano, Neymar pode sonhar com a possibilidade de conquistar a artilharia do BR-12. Descontando os possíveis 16 jogos de ausência, o craque atuaria em 22 partidas. Mantendo média de 1,03 gols por partida, alcançaria 22,66 gols. Esse número seria o suficiente para o atacante do Santos brigar pelas primeiras posições.
Isso porque desde 2003, quando foi estabelecido o sistema de pontos corridos, o goleador de cada edição teve em média 23,3 gols. Washington em 2004, pelo Atlético Paranaense, fez 34 gols. Já em 2009, Adriano, então no Flamengo, e Diego Tardelli, que atuava pelo Atlético Mineiro, fizeram 'apenas' 19.
Nesse período o Santos já teve Kleber Pereira como artilheiro em 2008, com 21 gols (ao lado de Keirrison, então do Coritiba, e Washington, o 'coração valente do Fluminense') e Borges, que fez 23 gols em 2011.
É muito difícil dizer se Neymar realmente marcará mais gols que qualquer outro atacante durante o Brasileirão deste ano. Mas quem terá coragem de duvidar de um jogador que, mesmo novo, já está acostumado a atingir tantas marcas, títulos e prêmios?
Foto: Divulgação/Neymaroficial.com
Vídeo: Youtube/canal ShowTimeHDTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário