De um lado um poderoso trio formado com o objetivo de conquistar títulos rápidos. Do outro, uma jovem equipe construída a partir de escolhas de drafts. Miami Heat e Oklahoma City Thunder começam nesta terça-feira (12), as 22 horas (de Brasília), em Oklahoma, o primeiro jogo das finais da NBA, a principal liga de basquete do mundo.
Após conquistarem suas respectivas conferências em séries longas e disputadas, Kevin Durant, cestinha da temporada com média de 28 pontos por partida, e seus companheiros medem força com o atual vice-campeão LeBron James, eleito MVP da temporada e cia.
Durant e James são os principais nomes dos finalistas da NBA |
O Miami Heat já conquistou um título de NBA em 2006, quando ainda contava com o pivô Shaquille O'Neal em seu garrafão. De la para cá os fracos resultados fizeram com que a franquia apostasse na vinda de duas estrelas para recolocar o time no caminho dos títulos. Então chegaram LeBron James - que saiu pelas portas dos fundos do Cleveland Cavaliers - e Chris Bosh, do Toronto Raptors, para a disputa da temporada 2010-2011 ao lado de Dwayne Wade, que já estava em Miami.
Entretanto, o título da temporada passada não veio. Os Heats chegaram a final, mas perderam para o Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki, fazendo com que a pressão pela conquista desse ano aumentasse sobre o 'Big 3', como ficou conhecido o trio.
Nos playoffs deste ano, o Miami Heat passou por New York Knicks (4x1), Indiana Pacers, do brasileiro Leandrinho Barbosa (4x2) e precisou de sete jogos para conquistar a conferência Leste sobre o Boston Celtics, de Paul Pierce, Ray Allen, Kevin Garnett e Rajon Rondo. A sequência de jogos contra os Celtics teve duas partidas definidas apenas na prorrogação (uma vitória para cada lado) e contou com a atuação espetacular de LeBron James no jogo 6 para desequilibrar a série. Neste confronto, em plena TD Garden, em Boston, 'King' James fez incríveis 45 pontos, pegou 15 rebotes e distribuiu cinco assistências na vitória por 98 a 79.
Westbrook foi crucial nas vitórias sobre San Antonio |
O Thunder surgiu em 2008, quando a então não tão lucrativa franquia conhecida como Seattle Supersonics mudou-se para Oklahoma, onde as boas escolhas de draft colocaram a nova equipe entre as principais da liga. Kevin Durant, Russell Westbrook e Serge Ibaka foram selecionados pelo time entre 2007 e 2008, quando ainda era Supersonics. Em 2009, ja como Thunder, James Harden foi draftado.
Durant e Westbrook estão com 23 anos, enquanto Ibaka e Harden tem 22 anos cada. Ano passado o quarteto foi eliminado nas finais de conferencia para o Dallas Mavericks, mas nesta temporada contou com os reforços de Kendrick Perkins (ex- Boston Celtics), de 27 anos, e Derik Fisher (ex-Los Angeles Lakers), de 37 anos e cinco anéis no currículo, para 'varrer' o mesmo Dallas (4x0), bater o Los Angeles Lakers (4x1) e eliminar o San Antonio Spurs (4x2). Os garotos de Oklahoma ainda foram responsáveis por outra marca histórica: Há 14 anos uma franquia não vencia a conferência Oeste além de Dallas Mavericks, San Antonio Spurs e Los Angeles Lakers.
Finais de Conferências
As duas equipes chegam para a disputa da decisão depois de passarem por finais de conferência parecidas. Tanto do lado Oeste quanto do lado Leste dos Estados Unidos, as equipes mandantes ganharam seus primeiros dois jogos em casa e viram os visitantes virarem a série nos três confrontos seguintes.
No Oeste, San Antonio Spurs venceu as duas primeiras partidas em seu AT&T Center, antes dos Thunders darem o troco nos dois jogos seguintes em Oklahoma City e passar a frente derrotando os companheiros de Tim Duncan em San Antonio. No Leste o mesmo roteiro foi traçado. Heat abriu 2 a 0 jogando em casa, perdeu os dois jogos disputados em Boston e levou a virada em casa no quinto jogo. A partir do sexto embate as conferências tomaram rumos distintos. Kevin Durant e Russel Westbrook conseguiram liquidar a fatura em 4 a 2, vencendo San Antonio em casa por 107 x 99. Já os Heats vingaram-se da derrota sofrida em seus domínios, batendo o Boston na TD Garden e virando a série no último jogo, em Miami.
A luta pelo anel
Wade e James tentam brilhar nas finais |
As duas equipes já encontraram-se duas vezes durante a temporada regular, com uma vitória para cada lado. Em 25 de março, vitória do City Thunder, enquanto no dia 4 de abril o Miami deu o troco.
Miami Heat conta com o comando do jovem Eric Spoelstra, de 41 anos e apenas quatro anos como técnico principal, que em diversos momentos aparenta insegurança e falta de bagagem para comandar o poderoso trio que tem em mãos. Além disso, a equipe mostra-se muito previsível em momentos desicivos das partidas, sempre apostando em jogadas forçadas e individuais de James ou Wade, ao invés de preferir rodar a bola pelo perímetro buscando um companheiro livre ou trabalhar uma bola de três pontos.
Para LeBron James, a final ante Thunders será a grande oportunidade de provar que não se ausenta nos momentos decisivos. Na série contra o Boston Celtics, James teve a incrivel média de 33,5 pontos por partida, entretanto, considerando-se apenas o último quarto de cada partida, foi responsável por apenas 6,4 pontos. Nem mesmo no sexto jogo, o qual foi responsável por 45 pontos (terceira maior marca de pontos de um único jogador em partidas de playoffs contra Boston Celtics no TD Garden), a estrela de Miami conseguiu alcançar marca significativa no último período de jogo - fez quatro pontos.
Eleito MVP (jogador mais valioso, na sigla em inglês) da temporada, ele também terá de derrubar o tabu de que os jogadores mais valiosos da temporada nunca ganham o título no mesmo ano. Desde 2002/03 com Tim Duncan ganhando os prêmios individual e coletivo, nenhum outro jogador conseguiu o feito.
Contra o City Thunder pesa a pouca idade de suas principais estrelas, que apesar de já terem passado por grandes equipes, nunca estiveram em uma final de NBA. Mesmo assim, com auxilio de jogadores experientes, os comandados de Scott Brooks levam vantagem na briga pelo título mais importante do basquete.
Claro que isso vai depender da vontade de LeBron James. Em noites inspiradas, nenhum time é capaz de parar a fera, que está cada vez mais obcecado pelo título.
Assista o vídeo promocional da final da NBA/2012:
Guilherme Uchoa
Fotos: Reuters, AFP e AP
Vídeo: Youtube/ canal m2e1iriko
Nenhum comentário:
Postar um comentário