Translate

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Futebol mineiro em alta é bom para o Brasil

Foi completado neste final de semana apenas a sexta rodada do Brasileirão, de um total de 38, mas já podemos ver que algumas equipes não brigarão pelo título e outras, surpreendentemente, estão ocupando a liderança e a vice-liderança. É o caso do Cruzeiro e do Atlético Mineiro, duas equipes de Belo Horizonte, rivais históricas e que jamais (não pesquisei) estiveram nas duas primeiras posições do Campeonato Brasileiro.


O Cruzeiro começou devagar, com empates contra Atlético Goianiense e Náutico, mas depois veio uma reação espetacular com vitórias sobre Vasco e Botafogo em pleno Rio de Janeiro. O time comandado por Celso Roth, prioriza a marcação, como é a especialidade do seu treinador, mas vem jogando um bom futebol, principalmente com Montillo voltando a atuar bem e o atacante Wellington Paulista em estado de graça, fazendo um gol mais bonito que o outro.


O Galo já era cotado como uma das boas equipes deste campeonato. Atual campeão mineiro e jogando um belo futebol, bem ao estilo do treinador Cuca, que gosta de times ofensivos. A chegada de Ronaldinho Gaúcho foi a cereja no bolo do Atlético. Apesar do dentuço não ser mais aquele jogador dos tempos de Barcelona, ainda é um bom jogador e tem tudo para comandar o Atlético ao tão almejado título brasileiro, que não vem desde 1971. O ponto forte do time é o bom conjunto e as arrancadas do garoto Bernard e o atacante Jô (dispensado do Internacional) vem jogando um bom futebol. Infelizmente o alvinegro de Belo Horizonte não possui um goleiro à altura de suas tradições. o que pode complicar em um campeonato tão equilibrado.


O técnico Celso Roth, do Cruzeiro, durante entrevista coletiva


O estádio Independência, recém-inaugurado, após reforma total, é outro aliado dos times mineiros. Jogando as duas últimas temporadas em cidades longe da capital, como Sete Lagoas, Ipatinga e Uberlândia, Cruzeiro e Atlético penaram para conseguir bons resultados, principalmente no ano passado quando ambos só se livraram do rebaixamento nas rodadas finais. O Cruzeiro foi ainda pior, só se livrou na última rodada após uma goleada de 6 a 1 sobre o próprio Atlético.


E o sucesso dos times mineiros não se resume a série A somente, afinal, América e Boa Esporte vem fazendo boas campanhas na segunda divisão e vão brigar até o final para entrar na elite do futebol brasileiro. Atualmente o América é o terceiro colocado, enquanto o Boa ocupa a quinta colocação.


Cuca, treinador do Atlético Mineiro, em entrevista na Cidade do Galo


Essa evolução, embora seja muito cedo ainda pra afirmar se Cruzeiro e Atlético irão brigar pelo título, é ótima para o futebol brasileiro. Um estado que produziu craques como Dirceu Lopes, Tostão, Reinaldo, Ronaldo Fenômeno (carioca revelado na Toca da Raposa) e outros não pode ser só coadjuvante do Brasileirão. Que o futebol mineiro esteja reiniciando uma época de grandes conquistas, como a do Atlético em 1971 e a do Cruzeiro em 2003 quando conquistou a Tríplice Coroa.


Richard Durante Jr

2 comentários:

  1. Na 5ª rodada de 2003 o Cruzeiro era líder com 13, mesma pontuação do Atlético-MG que perdia no saldo.

    Na 6ª rodada de 2003 estava exatamente a mesma situação de hoje, o Cruzeiro com 14 e o Atlético-MG com 13.

    O Inter, que deveria estar em 3º com a mesma pontuação do Atlético-MG, perdendo no saldo, ganhou 2 pontos no STJD e por isso aparecia em 1º com 15.

    ResponderExcluir