Translate

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O que aconteceu com os paulistas no Brasileirão?

Nunca antes na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos as equipes paulistas tiveram um começo tão fraco quanto na atual temporada. Sempre entrando em torneios nacionais como favoritos, os olhares voltados para outros torneios fazem com que Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras sejam vistos, em sua maioria, na parte inferior da tabela nesse início de BR-12.

Corinthians
Autor do gol contra o Santos, Sheik deve ser o unico titular contra Ponte


Deixar o brasileirão de lado é mais do que compreensível para os torcedores do Corinthians. Após a vitória sobre o Santos, na última quarta-feira (13), na Vila Belmiro, pela partida da ida das semifinais, nunca antes o time esteve tão perto de uma decisão de Libertadores da América. Desde 1999 e 2000, quando foi eliminado pelo arquirrival Palmeiras nas quartas de final e na penúltima fase da competição, o Timão não conseguiu ter tantas esperanças da sonhada conquista continental, colecionando inclusive algumas derrotas frustrantes, como as eliminações para Palmeiras, River Plate (2003) e Tolima, no ano passado.

Após quatro rodadas, o clube só conquistou um dos 12 pontos disputados e figura na nada comum lanterna da competição. Jogando a maioria das partidas com time reserva ou misto, o time do Parque São Jorge estreou com derrota para o Fluminense por 1 x 0, foi derrotado pelo mesmo placar pelo Atlético Mineiro, empatou com o Figueirense (1 x 1) e perdeu para o Grêmio, por 2 x 0, no Olímpico.

No próximo domingo o time enfrenta a Ponte Preta, em Campinas. Apesar de não se tratar de uma viagem longa e desgastante para o grupo, o técnico Tite provavelmente poupará praticamente todos os seus titulares pensando no jogo de volta da Libertadores, na próxima quarta-feira. A única exceção deve ser de Emerson. O Sheik foi expulso no primeiro confronto com o Santos e, portanto, não participará do segundo jogo.


Santos

Neymar e Cia não deverão jogar contra o Flamengo
O alvinegro praiano teve um desempenho sensivelmente melhor nas primeiras partidas do campeonato nacional, mas também tem os olhos totalmente voltados para o torneio continental. Depois de perder a primeira partida da semifinal para o Corinthians, o confronto de domingo contra o Flamengo, no Engenhão, pela quinta rodada não passará de mera formalidade para a torcida santista.

Ao término da Libertadores da América, o clube também terá outras preocupações além da busca por reabilitação no Brasileirão: a falta de substitutos e os atletas lesionados. Os três empates para Bahia, Sport (ambos 0 x 0) e Fluminense (1 x 1), seguidos da derrota para o São Paulo (0 x 1) evidenciaram a deficiência e falta de peças do elenco caiçara.

Alguns dos principais nomes do clube, como Ganso, Arouca e Borges, estão se recuperando de contusões, além do lateral uruguaio Fucile, que só deve voltar a campo após a disputa das semis da Liberta. Os atletas contratados pela diretoria visando justamente suprir no Brasileirão as ausências de jogadores contundidos ou poupados durante o torneio continental também passam por problemas físicos ou ainda não agradaram ao torcedor. É o caso de Gerson Magrão, David Brás e Galhardo.

O jogo contra o Flamengo pode ser a última oportunidade do time reserva provar seu valor para o técnico Muricy Ramalho - já que, em caso de eliminação, o clube voltará a usar força máxima nas rodadas seguintes da competição – e tentar melhorar a atual 16ª colocação do Peixe na classificação.

São Paulo

Em 2012 o Tricolor paulista não está na briga pelo maior torneio interclubes da América Latina, mas nem por isso mantém foco no Campeonato Brasileiro. A ‘distração’ são paulina atende pelo nome de Copa do Brasil, segundo maior torneio nacional do país e porta de acesso rápido para a Libertadores de 2013.

Lucas deu a suada vitória para o Tricolor no jogo de ontem

Também na semifinal, os comandados de Leão passaram poucas e boas com a fraca atuação de ontem contra o Coritiba, pela primeira partida da fase. Até os 42 minutos do segundo tempo de jogo, o empate sem gols parecia bom negócio, mesmo atuando no Morumbi, em função das claras chances de gol criadas pelos paranaenses.

Atuando boa parte do confronto com um jogador a menos e com Lucas marcando o gol salvador em brilhante jogada individual, o São Paulo leva vantagem para o segundo jogo, em Curitiba.

Antes disso, enfrentará o Atlético Mineiro em casa. O São Paulo ocupa a melhor posição entre os quatro maiores do Estado – esta em 7º lugar, com seis pontos.  O Tricolor bateu o Bahia e Santos por 1 x 0 cada, pela segunda e quarta rodada, respectivamente, e perdeu para Botafogo (2 x 4), na estreia, e Internacional (0 x 1), na terceira partida.

Palmeiras

Mazinho entrou e fez contra o Grêmio
O Alviverde vai mal no Brasileirão. Assim como o Corinthians, somou apenas um ponto nos quatro jogos que disputou e está na vice lanterna do torneio, levando vantagem apenas no saldo de gols (-3 contra -4). O time de Felipão, Marcos Assunção, Barcos e Cia empatou em 1 x 1 na estreia contra a Portuguesa e perdeu os três confrontos contra Grêmio (0 x 1), Sport (1 x 2) e Atlético Mineiro (0 x 1). No domingo enfrenta o Vasco, na Arena Barueri.

O clube internamente também não passa por situação tranqüila. Um dos principais nomes do elenco, o chileno Valdívia, sofreu seqüestro ao lado de sua esposa na quinta-feira (7) e ainda não sabe se permanece do clube paulista.

Mesmo assim, o Palmeiras abriu boa vantagem na primeira etapa da semifinal da Copa do Brasil. O clube venceu o Grêmio por 2 x 0, no Olímpico, marcando os tentos já nos últimos minutos de partida, e está muito próximo de garantir passagem a decisão da competição.

Portuguesa e Ponte Preta

A Lusa e a Macaca são exceções a regra. Focados unicamente na competição nacional, eles ocupam respectivamente 12ª e 15ª posições da tabela.

A Portuguesa contabiliza quatro pontos em quatro jogos. Empate com Palmeiras (1 x 1), derrota para Vasco (0 x 1) e Coritiba (0 x 2) e vitória na última rodada para Atlético Goianiense (2 x 0), conferem ao clube a 12ª posição. Na sequência do brasileirão, o time enfrenta o  Fluminense, no Rio de Janeiro.

Já a equipe de Campinas saiu derrotada em seu debute para Atlético Mineiro (0 x 1), ficou no 1 x 1 com Atlético-GO,  2 x 2 com o Flamengo e 2 x 2 com Figueirense. O próximo jogo será contra o Corinthians, em Campinas.

Evidente que, por conta dos elencos enxutos e com poucas boas opções, seja necessário fazer preferência entre as competições disputadas, entretanto, a história do Brasileirão por pontos corridos, que assumiu esse formato em 2003, já provou que más atuações logo nas primeiras rodadas podem – e vão – custar caro para os paulistas na reta final do Brasileirão, seja na briga pelo título ou na disputa por vaga na Libertadores do ano seguinte.


Guilherme Uchoa


Fotos: Marcos Ribolli/ Globoesportes.com (Emerson e Lucas), Reuters e Agência Estado

Um comentário:

  1. Olá, estou interessado em fazer parte deste blog. Meu email é ciaobraga2006@hotmail.com. Poderia ajudá-los no futebol carioca.

    ResponderExcluir