Translate

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santos e Corinthians: A maior rivalidade da Baixada Santista

Começa nesta quarta-feira, dia 13 de junho, uma decisão histórica para duas das principais equipes do país. Santos e Corinthians começam a decidir quem passa para a grande final da Taça Libertadores da América de 2012. Frente a frente uma rivalidade enorme na região da Baixada Santista, litoral de São Paulo. Se em todo o Brasil, o maior rival dos corintianos historicamente é o Palmeiras, na Baixada isso inverte de uma maneira assustadora. O fato da maioria da população da região - pouco mais de 1,5 milhões - serem de santistas ou corintianos faz com que o clássico tome ares de decisão histórica e a oportunidade de provar ao rival que o seu time é melhor e vencedor.




Enquanto os torcedores do time da capital que vivem fora da Baixada Santista tratem o Santos como um rival, mas não o maior rival, todos os santistas do mundo tem o Corinthians como o seu maior rival e qualquer vitória, em qualquer esporte vira motivo de muita comemoração do time da Baixada.


Ao longo da história, Corinthians e Santos já se enfrentaram em 306 oportunidades, com 122 vitórias corintianas, 99 santistas e 85 empates. O time do Parque São Jorge anotou 558 gols contra 496 tentos santistas. Entre todos esses jogos existem muitos especiais para as duas torcidas. Do lado peixeiro, destaques para o de 1935 quando em pleno Parque São Jorge o Santos bateu o Corinthians por 2 a 0 e conquistou o seu primeiro título paulista. Em 1984, Serginho Chulapa marcou o gol que deu a vitória e o título paulista ao time praiano no Morumbi. Em 2002, Robinho eternizou um drible em cima do marcador corintiano Rogério e tirou o time da Vila Belmiro de um jejum de 18 anos sem título em cima do maior rival.


Na memória dos torcedores do Timão fica a lembrança do jogo histórico de 1968, quando o time bateu o Santos de Pelé e quebrou um tabu de 11 anos sem vencer o Peixe no campeonato paulista. Em 2001, o meia Ricardinho fez um gol no último lance da partida e tirou o rival da grande final do paulista. Em 2005, Carlitos Tévez e cia. massacraram o Santos com uma goleada de 7 a 1 no Pacaembú. Fato que até hoje é lembrado pelo time de Parque São Jorge com faixas nos jogos e camisetas.
Ganso ainda é dúvida para a primeira partida


Essas são apenas algumas das várias partidas memoráveis entre esses dois rivais, e os dois próximos jogos também tem tudo para entrar nessa galeria de partidas inesquecíveis entre dois alvinegros paulistas. O Santos tenta chegar ao seu quarto título de Libertadores, o segundo consecutivo e se tornar o maior campeão do Brasil, atualmente está empatado com o São Paulo. Já o Timão nunca chegou a decisão do mais importante torneio das Américas. Caiu por duas vezes na semifinal, em 1999 e 2000 para o grande rival dos corintianos fora da Baixada Santista, o Palmeiras. 


O jogo de hoje assim como o da próxima semana não tem favoritos. Claro que o fator campo faz com que o Peixe tenha uma ligeira vantagem e provavelmente tome a iniciativa do jogo, mas qualquer resultado que não seja uma goleada pode ser considerado normal.


O mistério continua pela escalação ou não do meia Paulo Henrique Ganso. O meia passou por uma artroscopia no joelho direito há 18 dias e contrariando as previsões dos médicos já treinou normalmente no CT Rei Pelé. Acredito que ele deva entrar somente no decorrer do segundo tempo, afinal, seria um risco colocá-lo para jogar todo o tempo um clássico tão disputado e podendo ficar fora do jogo de volta. Léo deve começar jogando no meio-campo santista. O Corinthians terá seu time completo, muito eficiente defensivamente, mas ainda sem um homem-gol desde a lesão de Liédson.


O volante Paulinho é uma das esperanças do Corinthians


Resta aos torcedores de Santos ou Corinthians, ou até de nenhum dos dois, mas apreciadores do bom futebol, assistir esse grande duelo que vale vaga na final da Libertadores e na história de ambos. E a Baixada Santista promete ferver logo mais  com os rivais contando os minutos para este duelo.


Confira a escalação provável das duas equipes:


Santos - Rafael, Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Léo e Elano; Neymar e Alan Kardec.


Corinthians - Cássio, Alessandro, Chicão, Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Émerson Sheik.


Richard Durante Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário