Translate

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ex-jogadores de futebol conquistam benefício

Prêmio de R$ 100 mil e auxílio especial mensal do teto máximo da aposentadoria brasileira, cerca de R$ 3.800,00. Isto é o que os ex-jogadores campeões mundiais de futebol das Copas de 58,62 e 70 irão receber em breve (o prêmio deve ser concedido até o final deste mês), conforme foi publicado no Diário Oficial da União, deste dia 06 de junho, fazendo parte da Lei Geral da Copa, número 12.633, artigos 37 a 42 e capítulo nove, aprovada pela presidente Dilma Rousseff.

O ex-goleiro Félix é um dos beneficiados com a nova lei

Até o momento nada de anormal, afinal, nossos jogadores representaram muito bem a nação e colocaram o Brasil entre as potências do futebol mundial. Os ex-jogadores estavam esquecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e muitos vivem em péssimas condições de saúde e financeiras.


Mas porque o Governo só beneficia os atletas de futebol? Será que no Brasil só jogamos futebol? Para a presidente e seus aliados parece que sim. Atletas de outros esportes como o vôlei, que foram campeões mundiais e olímpicos como Giba, Tande, Giovanni e outros serão contemplados com este prêmio e esta aposentadoria? E a geração bi-campeã mundial de basquete masculino em 1959 e 1963, como Wlamir Marques, Amaury Pasos (com um "s" só mesmo) e Ubiratan. E Gustavo Kuerten, juntamente com Maria Esther Bueno que colocaram um país que investe merreca no tênis nos holofotes do mundo. E o boxe, com Éder Jofre, Servílio de Oliveira e Acelino Popó, serão lembrados pelo Governo brasileiro? 

Estes são só alguns exemplos, porque posso citar aqui outros inúmeros campeões mundiais ou olímpicos em esportes como o automobilismo, vôlei feminino, basquete feminino, natação, atletismo etc.

Wlamir Marques foi bicampeão mundial de basquete
E estou lembrando apenas os esportistas, porque se o prêmio é pelo reconhecimento de atletas que honraram o nome do país e conquistaram grandes feitos, este benefício poderia ser estendido também a outras áreas como a saúde, arquitetura, professores, enfim, todos que de alguma forma marcaram o seu nome por todo o mundo.

Só para constar, os atletas campeões de futebol em 1994 e 2002 também irão receber o prêmio e o benefício assim que completarem a idade de aposentadoria da lei brasileira.


Richard Durante Jr

Um comentário: