Translate

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Nadal avança a semifinal e ainda busca marca histórica em Paris

Nadal durante vitória sobre Almagro
Rafael Nadal, número 2 do mundo, venceu mais uma partida na manhã desta quarta-feira (6), garantiu vaga a semifinal de Roland Garros e se mantém vivo na luta pelo sétimo título do Grand Slam francês – atualmente o espanhol esta empatado em seis com o suéco Bjorn Borg.

A vitória por 3 x 0 sobre o compatriota Nicolas Almagro (13º no ranking da ATP) foi fácil. Depois de um primeiro set equilibrado, definido apenas no tie-break, Nadal venceu o segundo e terceiro sets por 6/2 e 6/3. Agora, o espanhol enfrenta o britânico Andy Murray, número 4 do mundo, para garantir sua terceira final seguida na França. 

Djokovic vs. Federer define finalista em Paris

Depois de longas partidas definidas apenas no quinto set, o sérvio Novak Djokovic, melhor jogador do mundo, e o suíço Roger Federer, número 3, conquistaram vagas para uma das semifinais de Roland Garros, na França.

Novak esteve muito próximo de ser eliminado na partida de ontem (5), contra o tenista local Jô-Willfried Tsonga (número 5 no ranking da ATP), que contava com todo o apoio da torcida no Philipe Chatrier – principal quadra de Roland Garros. O número 1, que sonha conquistar seu primeiro Aberto da França, precisou salvar quatro match points diante de Tsonga para então virar a partida em 3 sets a 2. As parciais foram 6/1, 5/7, 5/7, 7/6 e 6/1.

Federer também precisou reverter situação adversa diante do argentino Juan Martin Del Potro (9º do ranking mundial). Após perder as duas primeiras parciais, o ex-número 1 do mundo venceu os três sets seguintes, aproveitando-se também de dores no joelho direito que o argentino ainda sente, e garantiu classificação, com parciais 3/6, 6/7, 6/2, 6/0 e 6/3.

A partida que valerá uma vaga à final do torneio será um repeteco de 2011, quando o sérvio e o suíço também se enfrentaram nesta fase da competição. Naquela ocasião, vitória de Federer por 3 x 1.

Djokovic busca, além de seu primeiro Roland Garros na carreira, se tornar o primeiro tenista desde Rod Laver, em 1969, a conquistar quatro Grand Slams seguidos. Ele venceu U.S. Open e Wimbledon em 2011, além do Austrália Open no começo deste ano.


Já Roger Federer não conquista um dos quatro principais torneios do circuito de tênis desde 2010, quando venceu o torneio disputado em solos australianos.

Caso confirme-se a mesma decisão do ano passado, entre o suíço e Rafael Nadal, Federer terá outro problema para voltar a vencer em Paris: das quatro vezes que disputou a decisão na França contra Nadal, saiu derrotado do saibro em todas as oportunidades. O único título que possui de Roland Garros, em 2009, não foi conquistado em cima do rival espanhol, e sim do sueco Robin Soderling.

Sharapova esta a uma vitória de voltar ao topo do ranking

A russa Maria Sharapova bateu a estoniana Kaia Kapeni, 23ª do mundo, na quarta-feira (6) por 2 sets a zero, garantindo vaga a semifinal de Roland Garros. Mais do que isso, a bela russa esta a apenas uma vitória para recuperar o posto de melhor tenista do mundo.

Sharapova precisa vencer para voltar ao topo do ranking 
Caso vença a cazaque Yaroslava Shvedova ou a tcheca Petra Kvitova (número 4 do mundo e atual campeã de Wimbledon), que definem a outra vaga para a semifinal, Sharapova ultrapassará Victória Azarenka – atual líder do ranking que foi eliminada precocemente na quarta rodada do torneio.

Maria Sharapova perdeu a liderança do ranking da WTA em 2008, quando sofreu grave lesão no ombro direito.

A outra semifinal feminina já esta definida: a australiana Samantha Stosur bateu Dominika Cibulkova por 6/4 e 6/1 e enfrentará a italiana Sara Errani, vitoriosa no confronto ante Angelique Kerber, da Alemanha (6/3 e 7/6). As duas partidas foram disputadas na terça-feira (5).

Guilherme Uchoa

Foto: FFT e Reuters
Vídeos: ITV/ Youtube - canal ARSALAN876 e Youtube - canal come2sport

Nenhum comentário:

Postar um comentário