Translate

terça-feira, 12 de junho de 2012

Temos estádios, só falta time e o tal legado

Faltam exatamente dois anos para o início da Copa do Mundo no Brasil. No dia 12 de junho de 2014, em São Paulo, no futuro estádio do Corinthians, a seleção brasileira vai dar a largada em busca de seu sexto título mundial. O adversário ainda não sabemos, já que o sorteio dos grupos ocorrerá só em dezembro de 2013, mas isso é o que menos importa.


Neymar é presença quase garantida na Copa do Mundo de 2014
Hoje temos um esboço de seleção. Jogadores jovens que ainda tentam se firmar com a camisa amarela e tem as Olimpíadas pela frente para provar que podem também estar no grupo da Copa do Mundo. São os casos de Lucas, Leandro Damião, Oscar, Ganso, Casemiro e o goleiro Rafael. Outros já mais consagrados são praticamente certas as suas participações na Copa, são os casos de Neymar, Alexandre Pato, Thiago Silva e o lateral Marcelo.


E além do Brasil ainda não possuir uma seleção formada e forte, com chances de encarar  Espanha, Argentina, Alemanha e Holanda, fora das quatro linhas o Governo brasileiro também deixou muito a desejar.  As reformas nos aeroportos e portos brasileiros praticamente inexistem, assim como as infraestruturas na rede hoteleira, segurança, saúde e outras prioridades do povo brasileiro.


Eu posso dizer que sempre fui a favor do Brasil receber o Mundial, mas não para que fossem construídos elefantes brancos pelo país e maquiar para os turistas e imprensa internacional uma realidade que não é a vivida pelo povo brasileiro.


Ilustração de como ficará o estádio do Maracanã após a reforma


É claro que os estádios ficarão prontos, em cima da hora, mas estarão prontos e lindos, afinal não foi pouco dinheiro despejado em suas construções. Mas e depois da Copa de 2014? Será que os estádios de Manaus, Brasília, Cuiabá e Natal, por exemplo, serão bem aproveitados? Eu duvido, mas torço para que não aconteça o que aconteceu com a África do Sul, onde os estádios estão as moscas e se deteriorando, e até a implosão de alguns deles já foi cogitada.


Resumindo, ainda não temos seleção, não temos o chamado "legado" da Copa, mas teremos estádios erguidos com muito dinheiro público. E o palco da final, o Maracanã, que acabou de receber R$ 200 milhões de empréstimo do Banco do Brasil, é muito provável que passe por outra reforma após o Mundial, afinal, o Rio de Janeiro vai receber as Olimpíadas de 2016  e para os políticos brasileiros é um prato cheio, ou bolsos cheios.


Richard Durante Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário