O Brasil entra em quadra para bilhar nos jogos de inverno
Seleção Brasileira de Hockey |
Segundo informações da Confederação Brasileira de Hóquei no Gelo, acredita-se que o primeiro jogo do esporte feito no Brasil, tenha acontecido no ano de 1967, no Hotel Quitandinha em Petrópolis. A partida foi disputada entre estrangeiros, imigrantes e ex-atletas de países onde o hóquei faz parte da cultura local. Esta arena foi utilizada para receber jogos durante um período aproximado de oito anos. No ano de 1978 já tínhamos um pequeno envolvimento com o esporte e contávamos com dez times, sendo cinco infantis e cinco adultos contendo 210 atletas divididos nas duas categorias e mais cinco rinks de patinação.
O professor Alexandre Capelle, um dos principais nomes do esporte no Brasil, formado em educação física e com cursos específicos de hóquei no gelo e hóquei In Line feitos nos Estados Unidos e Canadá, é hoje presidente da FPHG (Federação Paulista de Hóquei no Gelo) e da FPHP (Federação Paulista de Hóquei e Patinação). Começou na modalidade fazendo parte do quadro de atletas no ano de 1985 e com sua experiência e prática na modalidade se tornou técnico da seleção brasileira. Capelle começou a treinar equipes no Rio de Janeiro, no Club Rio Ice na modalidade infantil e posteriormente foi para São Paulo, onde levou atletas para disputar jogos internacionais nos EUA e Canadá.
Profissionalização do esporte
Em 1996 foi criada a CBHG (Confederação Brasileira de Hóquei no Gelo), órgão regulador do esporte no país, a entidade aperfeiçoou algumas regras para adaptar o esporte ao Brasil. No ano de 2007 fundou-se a FPHG pelo professor Alexandre Capelle, visando criar atletas de nível olímpico, juntamente com sua escola que ensina o esporte, a Capelle’s Hokey School.
A Capelle’s Hokey School hoje é mais uma das diversas escolas do esporte no país, ensinando regras, táticas e técnicas da modalidade para diversas faixas etárias, variando as categorias em sub 12, 14, 16, 18, 20, hóquei feminino, adulto e profissional.
Segundos dados da FPHP o esporte vem tendo um avanço continuo no fluxo de procura desde seu início no país, incentivado principalmente por filmes estrangeiros e as olimpíadas de inverno, mas ainda assim não está com a valorização devida como grande parte dos esportes no país, que não seja o futebol, faltam patrocínios e incentivos públicos aos clubes e atletas
Incentivo
A última olimpíada de inverno foi televisionada pela rede de televisão dos canais abertos Record. Nesta cobertura o esporte foi salientado e o movimento de procura ao esporte teve grande aumento no país. O problema do hóquei de gelo é que se trata de um esporte de inverno, e acaba por não atrair adeptos por estarmos em um país tropical, mas não levam em consideração que a maioria dos rinks de patinação nos principais países que praticam o esporte são feitos artificialmente, mesmo porque o inverno não dura o ano todo, fora isso temos modalidades diferentes do esporte tal como hóquei de grama e in line.
Torneios
O Brasil tem campeonatos estaduais, federais e internacionais de hóquei no gelo e in line, o principal campeonato nacional é o campeonato brasileiro que conta com edições desde 1999. O primeiro vencedor do torneio foi a Associação Atlética Ponte Preta e hoje a modalidade conta com 27 times profissionais. O Brasil participa de competições internacionais promovida pela FIHG (Federação Internacional de Hóquei no Gelo), mas tem um desempenho muito abaixo em relação aos principais países competidores como Canadá, Rússia e EUA.
Fotos: Divulgação da Confederação Brasileira de Desportes
Flávio Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário