Translate

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Nadal supera Borg e entra de vez para a história de Roland Garros

Nadal tornou-se o primeiro heptacampeão em Paris
As oito temporadas que o lendário tenista Bjorn Borg levou para construir sua marca, Rafael Nadal precisou para superá-lo. Ao derrotar o sérvio número 1 do mundo, Novak Djokovic, na final que começou no domingo (10), mas só terminou na segunda (11), Nadal conquistou seu sétimo título de Roland Garros nos últimos oito anos, superando assim os seis títulos do Grand Slam francês que o sueco levou no mesmo período. 

Com essa conquista, mais do que nunca o agressivo tenista espanhol escreve seu nome entre os maiores do esporte. Além de se tornar o maior vencedor em solos franceses e atingir a expressiva marca de 52 vitórias e apenas uma derrota em Roland Garros, ele atingiu o seu 11º título de Grand Slam - sendo sete em Paris, um do Aberto da Austrália e Aberto dos Estados Unidos, e dois de Wimbledon - igualando-se ao próprio Bjorn Borg, que levantou seis taças de Roland Garros, além de cinco em Wimbledon.

Rafa em lance do jogo decisivo de segunda
Desde que entrou na quadra de saibro de Roland Garros em 2005, Nadal perdeu somente para Robin Soderling na quarta rodada de 2009. Sua vítima favorita nesse período foi o ex-número 1 do mundo Roger Federer. Em quatro oportunidades o espanhol e o suíço estiveram em lados opostos da quadra em um jogo decisivo do Aberto da França, e em todas as vezes Rafael Nadal saiu com a taça. O argentino Mariano Puerta, o próprio sueco Robin Soderling e Djokovic foram as outras 'vítimas' do tenista.

Apesar de ser freguês de Nadal na França, Federer ainda leva vantagem no total de torneios Grands Slams conquistados: 16 x 11. 

A decisão disputada na manhã de segunda valia não apenas a luta do espanhol atual número 2 do mundo pela marca histórica. Para Djokovic valia a quarta conquista seguida em torneios de Grand Slam (já tinha U.S.Open e Wimbledon em 2011 e Austrália Open de 2012), igualando o australiano Rod Laver, que foi o último a obter a marca, em 1969.

O tempo ruim impediu que o jogo final fosse concluído no domingo, sendo paralisado quando o placar apontava 2 sets a 1 para Nadal e o sérvio vencia a quarta parcial por 2/1. No recomeço da partida, já na segunda-feira, o espanhol virou o marcador e garantiu a vitória em 3 x 1 (6/4, 6/3, 2/6 e 7/5).

Apesar de derrotado, Novak aumentou vantagem na ATP
Ao final da partida, Novak Djokovic rendeu-se ao talento de seu oponente. " Rafa é o melhor jogador no saibro. Tudo acontece por uma razão. Poderia ter perdido mais cedo neste torneio, mas essa foi minha primeira final no Aberto da França e eu não mudaria nada", afirmou o líder mundial após a partida. 

No que diz respeito a pontuação no ranking da ATP, 'Nole' abriu mais 480 pontos em relação a Rafa. Mesmo perdendo o jogo decisivo, o sérvio ganhou pontos por chegar mais longe que a semifinal de 2011. Já o tenista espanhol não ganhou pontos, pois estava 'apenas' defendendo a marca que havia atingido nas temporadas passadas de Roland Garros. Roger Federer, atual número 3 do mundo, perdeu 480 pontos, pois chegou a final da temporada passada, mas foi eliminado na semifinal deste ano. 

Confira os últimos pontos disputados entre Novak e Nadal:


Maiores vencedores de Roland Garros: 

Rafael Nadal (Espanha): 7 títulos
Bjorn Borg (Suécia): 6 Títulos
Henri Cochet (França): 4 títulos
René Lacoste (França), Ivan Lendl (Checoslováquia), Mats Wilander (Suécia) e Gustavo Kuerten (Brasil): 3 títulos 


Guilherme Uchoa

Fotos: FFT
Vídeo: EuroSportsHD

Nenhum comentário:

Postar um comentário